sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sobre a episiotomia...

A episiotomia é um corte feito no períneo da mulher.
Infelizmente, muitos médicos fazem episiotomia de rotina sem perceberem que estão mutilando o corpo da mulher.

A episiotomia é feita para "facilitar" o nascimento do bebê no parto normal, entretanto, ela acaba prejudicando muito a mulher. Quando ela é feita, o médico corta a mucosa e o músculo perineal, tornando assim a cicatrização muito mais demorada e difícil. Quando a episiotomia não é feita, ainda há o risco de ocorrer uma laceração no períneo da mulher. Entretanto, a laceração ocorre na musoca, que tem cicatrização bem fácil, afinal, essa parte do corpo está preparada para se alongar durante os nascimentos.
Quando o médico faz episiotomia, o bebê costuma nascer mais rápido (e o médico vai mais cedo pra casa). Entretanto, nascendo mais rápido, há o risco do bebê nascer em um impulso só, e ainda acabar rasgando mais a episiotomia que o médico fez, e aí a mulher toma um montão de pontos desnecessários no períneo.
Durante o período expulsivo, o bebê começa a coroar e fica em um movimento de "vai e vem" durante vários puxos. Esses movimentos são os responsáveis por irem alongando o períneo aos poucos, evitando lacerações gigantes.
Os obstetras humanizados não trabalham com episiotomia de rotina e alguns deles, inclusive, estão há muitos anos sem cortar o períneo de nenhuma mulher.
Quando há necessidade de se acelerar o nascimento de um bebê que está coroando (por sofrimento fetal agudo, por exemplo), o vácuo extrator pode ser usado para resolver o problema sem que a mulher seja cortada.

Eu não tive episiotomia e foi ótimo, pois assim que a Ana Luísa nasceu, eu me levantei e saí andando. Tive 2 mini lacerações nos pequenos lábios, tomei 1 pontinho em cada uma, que caíram sozinhos em pouquíssimos dias.
Se você vai ter um parto normal, converse com o seu médico, pergunte o que ele acha da episiotomia e se ele falar que "não abre mão", fique atenta! A episiotomia é uma mutilação desnecessária no corpo da mulher!

Nenhum comentário: