sábado, 7 de abril de 2012

Sobre a duração da gestação...

Quantas vezes você já conversou com uma grávida que te disse que a "data limite" para o nascimento do filho era o dia X?

Muitas são informadas pelos seus obsTRETAS que a data em que se completa 40 semanas é a data "limite" para o nascimento do bebê, como se ele fosse uma bomba relógio que vai explodir se não nascer em X dias.
Quando o bebê chega no seu limite, ele NASCE.
As 40 semanas usadas nos cálculos de gestações são uma referência, uma média do período a termo de um bebê, que pode durar entre 37 e 42 semanas. Bebês não são máquinas, não se desenvolvem todos da mesma forma e no mesmo tempo e por isso, não poderiam levar o mesmo tempo para ficarem prontos. Cada organismo é um. Quando o pulmão do bebês está pronto, ele solta uma substância no líquido amniótico que desencadeira o trabalho de parto. Ou seja: se não teve trabalho de parto, o pulmão não está maduro e o bebê não está pronto.
Repare como em casos de bebês nascidos prematuramente, com 34, 35 ou 36 semanas, se não houve bolsa rota por infecção urinária ou outro tipo de infecção, e se é um trabalho de parto que começou espontaneamente, com contrações e tudo mais, dificilmente esse bebê terá desconforto respiratório, porque ele é um bebê pronto.

Quantas mulheres você conhece que fizeram cesárea porque "não entraram em trabalho de parto"? Pode apostar que a cesárea dessas mulheres aconteceu com 40 semanas ou menos, sendo que as pesquisas mostram que a maioria das mulheres primigestas (grávidas do primeiro filho) tem os seus bebês depois de 40 semanas.
A medicina baseada em evidências mostra que após 41 semanas, o risco de um bebê ter algum tipo de problema ainda no útero da mãe é três vezes maior. Ou seja, se antes de 41 semanas o risco é de 1:100, depois de 41 semanas ele passa a ser de 3:100.

A gestação passou de 40 semanas, qual a conduta agora?

A conduta é aguardar. Alguns obstetras preferem começar a obervar o bebê com mais frequência após 40 semanas. Os obstetras humanizados, que se baseiam sempre na medicina baseada em evidências, começam a observação após 41 semanas.
No meu caso, quando completamos 41 semanas, fizemos um ultrassom para verificar a vitalidade da bebê. Estava tudo ótimo com a gente.
Dois dias depois, com 41 semanas e 2 dias, fizemos um cardiotoco também para avaliar a vitalidade, e este também mostrou que a bebê estava completamente dentro da normalidade.
Com 41 semanas e 4 dias, novamente fizemos um ultrassom, que também mostrou que estava tudo certinho com a nossa pequena.

**Nota: esse ultimo ultrassom nos deu uma estimativa de peso da bebê de 3,970kg; no dia seguinte, ela nasceu com 3,575kg. A máquina do ultrassom dá uma média e o peso estimado pode variar entre 10 e 15%. Use o ultrassom para ter uma base, mas não leve ao pé da letra**

Ela nasceu no dia seguinte, MUITO bem, muito saudável, respirando super bem e super ativa. Nasceu sabendo mamar e o fez sem a menor dificuldade :-)
O nosso parto foi induzido e isso foi uma opção MINHA. Eu pedi a indução, conversei com a médica, expus os meus motivos, ela colocou os riscos e benefícios de uma indução com essa idade gestacional e eu tomei a decisão. Nunca, em momento algum, foi cogitada a hipótese de se fazer uma cesárea apenas pelo pós-datismo da gestação. A indução do parto sempre deve ser a primeira opção.

** nota mental: fazer um post sobre indução do parto - riscos, condutas e benefícios**

Como funciona o pós-datismo (gestação após 40 semanas) em outros países? (pós-data não é pós-termo hein.. pós-termo é após 42 semanas)

Nos países europeus e tb na América do Norte, a conduta é sempre induzir o parto. O tempo de indução varia de país pra país e da conduta que o obstetra escolhe adotar. A grande maioria dos países, trabalha com conduta expectante do feto (movimentos e batimentos cardíacos) e indução do parto após 41 semanas e 5 dias, ou 42 semanas.

No Brasil, a maioria esmagadora dos GOs, pelo bem de sua agenda e de seu bolso, diz para a gestante que "quer tentar normal" que 40 semanas é a data limite e que depois disso, deve ser feita uma cesárea.

Hein?
Alguma coisa errada aqui nessa terra de Meu Deus, não tem não?