quinta-feira, 5 de abril de 2012

OS DIFERENTES TIPOS DE PARTO



O PARTO NORMAL

O Parto Normal / Vaginal é aquele onde o bebê sai pela vagina (independente do método). Porém, existem diferentes tipos de parto vaginal:

Parto Normal - Tradicional

É a forma tradicional de dar a luz, nos hospitais de todo o mundo. Nesse tipo de parto a mulher passa por várias intervenções de rotina durante todo o trabalho de parto. Medidas como o enema (lavagem intestinal) e a tricotomia (raspagem dos pêlos pubianos) ainda são procedimentos de rotina em muitos hospitais. A mãe é proibida de se alimentar e de ingerir liquidos (salvo alguns raríssimos hospitais que já não estão mais fazendo restrições alimentares). A mulher é colocada no "sorinho", contendo ocitocina sintética, para aumentar o ritmo e a intensidade das contrações, o que geralmente causa uma dor muito maior do que seria a dor natural de um trabalho de parto. Também é frequentemente realizada a amniorrexe (rompimento artificial da bolsa). A analgesia já está se tornando um procedimento de rotina quando o parto acontece em hospitais privados (convênios). A episiotomia (corte cirúrgico que é feito a fim de aumentar o orifício da vulva e facilitar a expulsão do feto no momento do parto) e a manobra de kristeller (o famoso "empurra a barriga" ou "subir na barriga") também faz parte do pacote de intervenções as quais as mulheres são submetidas no parto normal tradicional. Alguns médicos usam ainda o fórceps para puxar o bebê. Enfim, esse é um método tecnocrático que não individualiza o atendimento e cria rotinas que já são comprovadamente desnecessárias e muitas vezes até prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê.

Parto Normal - Natural

É o parto puramente fisiológico, como o próprio nome já diz: NATURAL. O trabalho de parto inicia espontâneamente e evolui naturalmente, sem nenhum tipo de intervenção. É possível ter um parto natural em casa, no hospital ou em casa de parto, desde que a equipe que acompanha a parturiente esteja de acordo. É muito difícil conseguir um parto natural com profissionais tradicionais, por isso as mulheres que buscam esse tipo de parto buscam as equipes conhecidas como "humanizadas".

Parto Normal - Humanizado

Nesse tipo de parto atenção é individualizada e a fisiologia do parto é respeitada, cabendo a obstetrícia acompanhar o processo e interferir somente quando for realmente necessário, ou seja, nos casos onde as intervenções são imprescindíveis para a segurança do binômio mãe/bebê. No parto humanizado a mulher tem liberdade de posição, de se alimentar, de agir como quiser. A analgesia pode ser utilizada ou não, dependendo da escolha da mulher (sendo sempre informada dos prós e contras do uso da analgesia). Em resumo, no parto humanizado o protagonismo é DA MULHER.

A CESÁREA

A cesárea (ou cesareana) é uma cirurgia utilizada para retirar o bebê de dentro do útero atráves de um corte feito no abdome da mãe, logo acima dos pelos pubianos. Existem 3 tipos de cesareana:

Cesárea Eletiva

É quando a cesárea é eleita pela paciente ou pela equipe médica como a melhor via de nascimento (independente se essa é a escolha correta ou não). Nesse caso, a decisão pela cesareana é tomada durante o pré-natal.

Cesárea Obstétrica (ou cesárea em Trabalho de Parto - TP)

A escolha inicial é pelo parto normal, porém, alguma complicação durante o trabalho de parto faz com que a equipe médica opte por intervir através de uma cesareana por acreditar que naquele momento essa é a opção mais segura. Essa decisão é tomada antes que a situação se torne uma emergência.

Cesárea de emergência/urgência

Inicialmente, a via de escolha seria o parto normal. Porém, algum evento patológico agudo torna cesárea a única opção segura. Ou seja, se a cesárea não for realizada imediatamente, há risco de morte para mãe e/ou bebê.

Por Luciana Fernandes e Braulio Zorzella

Nenhum comentário: